Cirurgia de Mnetoplastia

O que você precisa saber sobre o procedimento


INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

1. Tipo de anestesia: tratando-se apenas de correção do mento (queixo), a anestesia será local (com ou sem sedação, dependendo do caso), todavia, se o ato cirúrgico estiver associado a outras intervenções, poderá ser utilizada a anestesia geral.

2. Tempo de duração da cirurgia: em média 1 hora, podendo ser maior.

3. Período de internação: 1 a 2 horas, podendo variar para mais, de acordo com a reação de cada paciente.

4. Retirada dos pontos: geralmente não há pontos externos para serem retirados.

5. Cicatrizes: quando o aumento ou a diminuição do queixo são feitos por dentro da boca, as cicatrizes ficarão ocultas entre o lábio e a gengiva. Quando o aumento é realizado através da pele, sob o queixo, será feita uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Esta cicatriz, nos primeiros meses de pós, se mostrará mais dura, um pouco elevada e avermelhada. Posteriormente, dependendo do tipo e pele do(a) paciente, e na maioria dos casos, ficará bem pouco aparente. Quando é feita apenas a enxertia de gordura, não existirá cicatriz, todavia, este é um caso restrito.

6. Dor no pós-operatório: geralmente não há dor; se houver é mínima. Em havendo, debela-se com uso de analgésicos comuns. O mais frequente é que o(a) paciente sinta uma sensação de volume local, causada pelo edema (inchaço) natural no pós do procedimento cirúrgico.

7. Curativos: é utilizado um curativo local cuja finalidade é a de ajudar a manter a prótese imobilizada, além de servir de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias. Não molhar o curativo

8. Repouso: dependendo do tipo de atividade, apenas um dia de repouso será suficiente. Casos especiais poderão demandar cuidados por mais dias. Falar com seu médico sobre isto. Todavia não é necessário repouso absoluto.

9. Dieta: ingerir apenas alimentos moles (pastosos) nos primeiros 4 dias.

10. Perda da prótese: a prótese usada na mentoplatia de aumento pode vir a ser eliminada, o que é raro, e quando isto ocorre é devido a problemas surgidos no pós-operatório, tais como infecção,traumatismo sobre a área operada, hemorragia etc. Nesses casos, retira-se a peça mediante uma simples cirurgia sob anestesia local. Posteriormente, poderá ser reintroduzida uma nova prótese.

11. O ato de conversar: evite falar desnecessariamente nos primeiros 4 dias de pós-operatório.


Cirurgia de Mnetoplastia
Pré e pós operatório