Uso do sutiã após a cirurgia plástica nos seios.

Já existe a cultura popular do uso do sutiã após a cirurgia plástica da mama (redução de mama, mastopexia e prótese de silicone). Algumas pessoas até afirmam, categoricamente, que quem operou deve usar dia e noite para o resto da vida.

Isso não é verdade, mas é bom entendermos um pouco mais sobre a função dessa peça de roupa. Acontece que a posição da mama é a resultante de duas forças: o peso, que puxa para baixo e a resistência da pele, que sustenta a mama.

Quando uma pessoa tem seios muito grandes, o peso é maior e as mamas tendem a cair, a não ser que a pele tenha uma resistência proporcional, o que não acontece com todas as mulheres. O uso do sutiã alivia a tensão do peso sobre a pele, sendo um hábito recomendável, principalmente para quem tem seios pesados. No entanto, isso é aconselhado como hábito e não significa que algumas horas sem essa sustentação, de vez em quando, vão fazer diferença na posição dos seios a longo prazo.

É importante lembrar que essa orientação não vale apenas para quem operou, mas principalmente para quem não fez cirurgia nenhuma e tem seios volumosos. Aquelas que tinham seios bem pequenos, sem flacidez e que fizeram uma mamoplastia de aumento são as de menor risco para a ptose mamária (queda dos seios) e não precisam se preocupar muito com isso.

Nossa conduta pós-operatória:

Até 30 dias – sutiã específico para pós-operatório

30 a 60 dias – qualquer sutiã sem arames (aspas) que tenha uma boa sustentação. Usar tops mais apertados e sem costura para fazer atividades físicas que forem liberadas.

Após 60 dias – pode utilizar qualquer tipo de sutiã ou até ficar sem ele, levando em conta as recomendações que fazemos inclusive para quem não se operou.

Deixe uma resposta