Correção do umbigo triste.

Você acha seu umbigo feio? Pode parecer besteira, mas muitas pessoas se incomodam com a aparência da região. O incômodo é ainda maior durante o verão, ao vestir trajes de banho que deixam a barriga à mostra. Ainda bem que existe cirurgia para melhorar a aparência do umbigo!

Na verdade, não é apenas uma cirurgia, mas duas intervenções e até alguns procedimentos estéticos – simples que podem realizados em clínicas. Vamos falar aqui das intervenções cirúrgicas que exigem cuidados para serem realizadas e tempo de recuperação.

O primeiro se trata da Onfaloplastia, também conhecida por Umbilicoplastia. Essa cirurgia é realizada apenas na região do umbigo para harmonizá-lo ao corpo do paciente. O segundo também indicado para esse caso é a abdominoplastia, que retira o excesso de gordura e pele do abdômen e, consequentemente, refaz e reposiciona o umbigo.

Quando fazer a cirurgia para corrigir o umbigo?

Como o umbigo se trata de uma cicatriz, o que determina o seu formato é realmente a forma como ele foi “tratado”. Mas outros eventos podem modificar sua aparência, entre eles:

Aparecimento de hérnia na parede do abdômen que pode estufar o umbigo;

Excesso de pele ou flacidez abdominal, provocadas devido à gestação e efeito sanfona. Como consequência, surge o chamado “umbigo triste”, que deixa a região voltada para baixo;

Ganho de peso e aumento da gordura abdominal, que podem esconder o umbigo.

Esses são os principais motivos pelos quais as pessoas recorrem à cirurgia. Mas outros aspectos também podem entrar nessa lista.  Em geral, como resultado, os pacientes esperam um umbigo fundo e localizado no meio da barriga.

Como funciona a cirurgia para corrigir o umbigo?

Quando o problema está limitado à região do umbigo, como flacidez ou excesso de pele, a cirurgia mais recomendada é a Onfaloplastia. Como a incisão é local, o período de recuperação é rápido: em cerca de dois a três dias, o paciente pode retornar às suas atividades, sem fazer esforço físico e abdominal por até seis semanas. Além disso, será necessário usar cintas ou faixa por um mês.

Já a abdominoplastia é a intervenção mais indicada para os casos em que há o acúmulo de gordura ou flacidez em toda a barriga. O seu objetivo é deixar o abdômen firme e plano, ao enrijecer os músculos abdominais, remover o excesso de pele e reposicionar o umbigo. O paciente leva de seis a oito semanas para retomar a vida normal, o que inclui fazer esforço físico.

A abdominoplastia é indicada para pessoas que estejam em seu peso ideal e mulheres que não queiram mais engravidar, uma vez que a gestação comprometerá os resultados.

Cuidados ao recorrer à cirurgia.

Se você não gosta do seu umbigo, deve procurar um cirurgião plástico devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Ele avaliará se realmente é necessário fazer o procedimento e como será o resultado de acordo com seu tipo de corpo.

Nem pense em recorrer à cirurgia se você está de olho no umbigo de algum famosa. Tentar imitar só proporciona um resultado muito artificial. Converse com o médico sobre suas expectativas, tire todas as suas dúvidas e procure seguir à risca as orientações passadas.

Deixe uma resposta