Como é o Pós-Operatório da Lipoaspiração.

No pós-operatório da lipoaspiração o paciente pode sentir dor e, é comum aparecerem hematomas e inchaço na área operada e, embora o resultado seja quase imediato, é ao fim de 1 mês que a área lipoaspirada tem o aspecto real.

A recuperação depois da lipoaspiração depende da quantidade de gordura retirada e do local que foi aspirado, porém as primeiras 48 horas são aquelas que exigem mais cuidados, principalmente com a postura e com a respiração para evitar complicações.

Na maior parte das vezes a pessoa pode voltar ao trabalho, caso não seja muito exigente fisicamente, após 15 dias da cirurgia e, vai se sentindo melhor a cada dia. O tratamento fisioterapêutico pode iniciar após o 3º dia da lipo com drenagem linfática manual e orientações em relação à postura e com exercícios respiratórios. À cada dia pode-se adicionar um técnica diferente ao tratamento, de acordo com a necessidade.

Como reduzir a dor após lipoaspiração

A dor á o sintoma mais comum estando presente após as cirurgias por lipoaspiração. Ela resulta do estímulo gerado pelas cânulas de sucção e de como o tecido foi tratado durante o procedimento.

Para aliviar a dor, o médico pode prescrever analgésicos e repouso durante a primeira semana. Mas a drenagem linfática manual pode começar a ser feita no 2º dia do pós-operatório na área não tratada e após cerca de 5 a 7 dias, já é possível realizar a DLM na região lipoaspirada.

Esta técnica é excelente para diminuir o inchaço corporal e ir aos poucos removendo as manchas roxas, sendo muito eficaz no alívio da dor. Ela pode ser realizada diariamente ou em dias alternados.

Como cuidar da cicatriz

Nos primeiros 3 dias você deve observar se os pontos da lipoaspiração estão secos e se está formando uma ‘casquinha’. Se tiver alguma alteração deve-se entrar em contato com o médico e verificar se há necessidade de trocar o curativo.

Em casa, se a cicatriz estiver seca e cicatrizando bem, você pode fazer uma suave massagem aplicando um creme hidratante ou gel com propriedades cicatrizantes para fazer movimentos circulares, de um lado para o outro e de cima para baixo. Observe também a sensibilidade da pele, e se ela estiver com pouco ou com muita sensibilidade passar várias vezes ao dia um pedacinho de algodão no local pode ajudar a normalizar essa sensação.

Como reduzir o tecido duro

Algumas pessoas tem a tendência de formar mais fibrose que outras. A fibrose é quando o tecido que fica por baixo e ao redor da cicatriz fica duro ou parece estar preso, como se estivesse ‘costurado’ ao músculo.

A melhor forma de evitar o desenvolvimento desse tecido em excesso é com a massagem feita exatamente nesse local. O ideal é que esse tecido seja tratado até 20 dias depois da lipoaspiração, mas se não for possível, pode-se recorrer a outros tratamentos para sua remoção, como a endermologia e a radiofrequência, por exemplo.

Como reduzir o inchaço local

Se imediatamente acima ou abaixo da cicatriz surgir uma região inchada, que parece ser uma ‘bolsa’ cheia de água, isso é um seroma. Este pode ser removido através da aspiração realizada na clínica ou no hospital e deve-se observar a cor desse líquido porque se estiver infectado o líquido será turvo ou com mistura de cores. O ideal é que se apresente claro e uniforme, como a urina, por exemplo. Uma outra forma de remover completamente esse acúmulo de líquido é através da radiofrequência realizada pelo fisioterapeuta.

O que comer após a lipoaspiração

A alimentação no pós-operatório deve ser leve, à base de caldo, sopa, saladas, frutas, legumes, verduras e carnes magras grelhadas. Além disso, é fundamental beber bastante água para ajudar a drenar o líquido em excesso, mas também é recomendado comer mais alimentos ricos em albumina como a clara de ovo, para reduzir o inchaço.

 

 

Deixe uma resposta