Silicone pode interferir na formação dos músculos e na postura

O silicone pode ajudar muitas mulheres a ficarem mais bonitas, mas o que a maioria não sabe é que as próteses podem diminuir a formação de músculos e interferir na postura. O Bem Estar desta quarta-feira (15) fala sobre o assunto e o cirurgião plástico Luiz Henrique Ishida explica.

Tem muita mulher querendo aumentar os seios, mas tem gente querendo diminuir também. O programa mostra como funciona a cirurgia para retirar parte das mamas, que serve tanto para homens, quanto para mulheres. Doutor José Bento, ginecologista e consultor do Bem Estar, explica que um desequilíbrio hormonal provoca esse problema.

Silicone – Segundo Dr. Ishida, quando a mulher põe prótese de silicone acontecem duas coisas: mudança no padrão de postura, que é quase que imediato, e alterações estruturais, especialmente quando a prótese é colocada embaixo do músculo.

O peso extra da mama faz a mulher jogar os ombros pra frente, contrair o trapézio e curvar a coluna em formato de C (cifose). É uma postura defensiva da mama, muitas vezes sem querer. Os médicos educam o paciente para relaxar essa região e se lembrar de melhorar a postura para evitar torcicolo e dores musculares.

Estimular a musculatura dorsal e postural com RPG e/ou musculação bem orientada ajudam também a melhorar a postura.

Gigantomastia (redução mamária) – Na contramão de quem coloca silicone, as mulheres com gigantomastia querem tirar peito para resolver os problemas de postura e dor. 83% das mulheres que se submetem à redução mamária queixam-se de dor lombar e a cirurgia de redução é muito eficaz para melhorar esses sintomas.

Ginecomastia – A mama cresce naturalmente no início da adolescência, por causa do excesso de hormônio. Quando a testosterona está em excesso, o corpo a transforma em estrogênio como uma forma de defesa. Essa transformação, acontece na gordura e é por isso que tanto a quantidade de gordura como o excesso de testosterona, influenciam na produção de hormônio feminino nos homens.

Segundo o Dr. José Bento, por isso os meninos mais gordinhos têm mais propensão a aumentar a mama. Isso tende a desaparecer no primeiro ou segundo estirão, quando eles perdem peso e equalizam os hormônios, no entanto, alguns não perdem esse excesso de mama. Para estas pessoas, que já passaram dos 17 anos e se sentem incomodadas, existe a cirurgia de redução mamária masculina. A cirurgia pode tirar glândula mamária, gordura e pele.

Antes de ser encaminhado para a cirurgia, o menino precisa passar por uma avaliação endócrina através de exames, para saber se o crescimento das mamas não está atrelado a outros problemas, como distúrbios hormonais e até algum tumor, que esteja provocando essa disfunção.

Deixe uma resposta